Selo de Garantia de Procedência e de Qualidade Assegurada
Selo de Garantia de Procedência e de Qualidade Assegurada
O mercado local de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal de origem estrangeira sempre se caracterizou pela existência de três tipos de situações:
1) os legalmente importados por legítimos importadores / distribuidores;
2) os produtos contrafeitos (falsificados) e;
3) os produtos originais, porém introduzidos no mercado sem pagamento de impostos (descaminhados).
Os produtos contrafeitos (falsificados) geralmente são de qualidade muito inferior e vendidos geralmente por ambulantes em praças e feiras ao ar livre, constituindo-se, portanto numa parcela realmente pequena de todo o mercado de perfumes e cosméticos importados. Destaque-se ainda a ação das autoridades policiais que reprimem constantemente este mercado de produtos falsos, fechando fábricas e depósitos clandestinos que operam com tais produtos.
Já o produto descaminhado (popularmente conhecido como contrabandeado) representa uma parcela significativa do mercado de perfumes e cosméticos importados e é justamente esta fatia de mercado (produtos descaminhados) que é a mais danosa para a sociedade como um todo. Impostos são sonegados, produtos são vendidos a preços aviltados, o importador legítimo que gera emprego e paga seus impostos vê o seu mercado e sua lucratividade serem corroídos, o consumidor desprotegido, pois nem sempre o produto com “precinho atrativo” está com a sua validade em dia e daí por diante.
É este mercado “cinzento” que a ADIPEC – Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares combate através do Selo de Garantia de Procedência e de Qualidade Assegurada.